A flor de lótus é um símbolo utilizado em várias religiões, mitologias e crenças ao redor do mundo. Mas, antes disso, é a flor da planta lótus, também chamada de lótus-egípcio, lótus-sagrado, lótus-da-índia ou padma.
Idolatrada principalmente em países da Ásia, desde o Japão até a Índia; a flor carrega vários símbolos. Entre os principais deles, ela simboliza criação, fertilidade e pureza. Isso porque a flor consegue se desenvolver mesmo em ambientes de águas sujas.
Em várias culturas asiáticas, há relatos em documentos que ligam a flor de lótus à elegância, beleza, perfeição, pureza e graça. Em religiões como o hinduísmo, por exemplo, é comum que deuses estejam sentados sobre uma flor de lótus para meditar e refletir.
No budismo, o cenário em que a flor de lótus nasce é utilizado para transmitir uma mensagem. Isso porque, além da flor simbolizar a busca pela luz e a elevação espiritual, a água também carrega símbolos. De acordo com a crença, a água turva e suja é associada aos desejos que nos prendem ao mundo carnal.
A crença ainda vai além e diz que, quando Buda deu seus primeiros passos, flores de lótus surgiram nos lugares em que ele pisou.
A flor também é cultuada no Japão, onde é vista como símbolo de individualidade de força. Já, no Antigo Egito, era o símbolo do nascimento e do renascimento, por causa de seu constante movimento de abrir e fechar diariamente.
Segue algumas dicas de como fazer sua flor de lótus de uma forma detalhada!
Risque a folha e a flor no seu tecido e inicie a bordar pela folha, é mais viável.
Usei 2 fios de verde DMC 3347 no contorno de toda folha em PONTO HASTE PARTIDO, na borda inferior usei PONTO CORRENTE TORCIDO na mesma cor.
O centro e os 6 raios fiz no mesmo ponto mas com a cor DMV 3348 que é mais clara. Só depois destas etapas é que iniciei com o ponto de preenchimento da folha, usando 2 fios da 3347 em ponto haste iniciando pelo centro, indo e voltando sempre para o centro, pula para o outro lado do raio e faz a mesma, vai e volta para o centro em ponto haste.
Assim trabalhando dos dois lados preencheremos de forma a unir as partes no centro do triângulo . Isto está demonstrado no Vídeo da aula.
O Centro da folha é feito uma rodinha em ponto caseado na cor clara e só no final quando tudo estiver preenchido.
Use a cor 3740 1 fio apenas para fazer pesponto na beira da folha quando finaliza o ponto corrente torcido, assim ressaltaremos esta borda. Faça raios partindo do centro, a partir da roda de caseado, em linha reta (muito cuidado) com o 3740 para dar sombreado.
FLOR
Inicie a flor pelo contorno das pétalas usando DMC 605, um fio apenas em PONTO HASTE PARTIDO.
Exceto as pétalas dobradas. As pétalas dobradas contorne com PONTO HASTE PARTIDO na cor DMC 819.
Agora chegamos ao miolo das pétalas. Faremos na cor DMC 605 como é mostrado no vídeo .
Completando todas as pétalas (menos as 5 pétalas viradas) poderemos iniciar com o preenchimento delas na cor DMC 819. Poderemos fazer as pétalas dobradas também, conforme instruções do video.
Quando todas estiverem prontas, faça pinceladas suaves com a cor DMC 962 sobre o rosa 605. Muito cuidado nesta etapa, não entorte o ponto, não exagere, faça suavemente.
MIOLO
Usando Anchor 306, 2 fios faça 8 gomos de rococó seguindo o risco. Depois faça com 2 fios na cor Anchor 291 nós franceses sobre os rococós.
Linhas empregadas
DMC 3347,3348, 3740,605, 819,818, 962. ANCHOR amarelos 306 e 291