IMG 20200617 WA0025 1 - A LENDA DO LÍRIO-DO-VALE
Bordados

A LENDA DO LÍRIO-DO-VALE


Dos meses de Primavera, Maio é sem dúvida um dos mais propícios ao desabrochar das flores.
Por tradição, no primeiro de Maio oferece-se um ramo de lírio-do-vale para dar sorte, pois esta flor floresce normalmente por volta dessa data; mas parece que só os raminhos de lírio-do-vale que tenham naturalmente treze flores é que dão realmente sorte…


O nome científico do lírio-do-vale ~ maialis ou majalis ~ significa “o que pertence a Maia”. Com efeito, segundo os antigos livros de astrologia grega ou romana, esta flor tinha a protecção de Hermes (para os Gregos) ou Mercúrio (para os Romanos), o filho da deusa Maia.


O lírio-do-vale é a flor da felicidade. Conta a lenda que uma flor de lírio-do-vale um dia se tomou de amores por um rouxinol que vinha todos os dias ao vale e, poisado no ramo de uma árvore, alegrava tudo em redor com o seu canto maravilhoso. Como a flor do lírio-do-vale era muito tímida, escondia-se por entre as ervas para o ouvir cantar. Mas, um dia, o rouxinol deixou de aparecer. O lírio-do-vale esperou-o dia após dia, em vão. Cheio de tristeza, o lírio-do-vale deixou então de florir; e só voltou a dar flores em Maio, quando o seu amigo rouxinol regressou ao vale, o que encheu de felicidade o lírio-do-vale que, na linguagem das flores, assim se tornou a flor da felicidade.


O lírio-do-vale é um símbolo de humildade que aparece muitas vezes reproduzido em pinturas religiosas. Existe também um simbolismo religioso ligado ao lírio-do-vale, pois segundo uma lenda cristã foram as lágrimas de Nossa Senhora que se transformaram em flor enquanto ela chorava aos pés da cruz a morte de seu filho Jesus. É por esta razão que a flor é também conhecida em algumas línguas pelo nome de “lágrimas de Maria”.


O rei Salomão, célebre na antiguidade pelo seu sentido de justiça, fala-nos também do lírio-do-vale em algumas poesias de amor do seu livro bíblico “O Cântico dos Cânticos”.
Esta planta, ao mesmo tempo modesta mas cheia de beleza, é fonte inspiradora de esperança num mundo melhor, pois há quem acredite que ela simboliza uma segunda vinda de Jesus Cristo à Terra. Na linguagem das flores, o lírio-do-vale significa o “regresso da felicidade”.
© Dulce Rodrigues


Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.


Moldes no Pinterest: https://br.pinterest.com/rosepatchaula/


Clique Abaixo e Adquira seu molde!

images - A LENDA DO LÍRIO-DO-VALE

Gratidão!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial